31 maio 2023

SECRETARIA DE SAÚDE DE NATAL ENTREGARÁ KITES DO PROGRAMA SAÚDE COM AGENTE AOS AGENTES COMUNITÁRIOS E AGENTES DE ENDEMIAS.

 


O Programa Saúde com Agente era um sonho, mas o maior programa de qualificação para ACE e ACS se tornou realidade graças a nossa luta ao lado da CONACS que perseguiu esse sonho com garra e determinação até conseguir.

 Mesmo após a instituição do Programa pelo Ministério da Saúde, para ser implementado o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE) nas cidades do Rio Grande do Norte, o SINDAS em parceria com COSEMES na pessoa da Sua Presidente Eliza, articulou e conseguiu a adesão de todas as cidades do Estado.

       Feitas as adesões, vieram os novos desafios como problemas na indicação de preceptores, dispensa de servidores para fazer o curso, disponibilização de material e locais de aulas dentre outros.

       O conhecido kite do programa era o mais cobrado pelo SINDAS nos municípios, mas muitas cidades, pelo baixo valor recebido do Ministério da Saúde não compraram nada, outras compraram kites completos além do que orientou o MS, outras como no caso de Natal, pela grande quantidade de agentes matriculados e pelo valor total da compra precisaram licitar.

       Desde o repasse do recurso federal cobramos a deflagração da licitação em Natal e a Gestão imediatamente atendeu e deflagrou o processo de compra. Infelizmente a exigência de licitar teve que ser seguida no caso da Capital e de outras cidades que não puderam comprar os kites por dispensa de licitação.

       Alertamos os companheiros de todo País que as cidades obrigadas a licitar a compra dos kites corriam o risco de terminar o curso e não entregar nada, o que felizmente não aconteceu em Natal.

Com empenho da SMS de Natal, as constantes diligências do SINDAS/RN e graças ao trabalho incansável do setor de compras, a licitação chegou ao fim e todos os agentes que estão fazendo o curso receberão o seu kit composto de: bolsa, colete, chapéu de aba larga, garrafa d’agua, protetor solar etc.

       Na tarde dessa quarta feira o SINDAS/RN foi convidado para participar da entrega simbólica dos kites, o que contou com a presença de todos os preceptores e de alguns agentes matriculados. Após o evento todos os receptores foram convidados a levar os kites para entregar as suas turmas.

       Só sabe da importância desse curso quem lutou para que ele acontecesse. Para nós que fazemos o SINDAS e a CONACS, a formação dos ACE e ACS no Saúde com Agente significa muito mais do que kites, porque ao final do curso quem reclamou que não recebeu nada e quem recebeu e reclamou do kite será  ACE e ACS com formação técnica, com perspectiva de acessão funcional para técnico e apto a receber um piso nacional de 3 salários mínimos na hora que a nossa PEC 18/22 for aprovada, mas principalmente, serão servidores melhor capacitados para promover saúde pública de qualidade porta a porta.  
















Nenhum comentário: