12 junho 2020

APÓS QUESTIONAMENTOS NA DEFESA DOS AGENTES, O SECRETÁRIO DE SAÚDE DE NATAL CONVOCA O SINDAS PARA REUNIÃO.


O SINDAS/RN se reuniu com Secretário de Saúde de Natal, para discutir alguns assuntos de interesse dos agentes comunitários e agentes de combate às endemias. Dentre os pontos de pauta estava a distribuição de Ivermectina com ajuda dos ACS, a testagem dos agentes para Covid -19 e o fornecimento dos E.P.Is adequados para todos os ACE e ACS.
A reunião contou com a presença do Secretário de Saúde Dr. George Antunes, de uma representante do DAB, das duas secretárias adjuntas da SMS e representantes do SINDAS/RN.
Em relação a distribuição de Ivermectina, foi esclarecido que os agentes não farão a entrega do medicamento, e sim, organizarão seus pacientes para que cada um passe pelo médico da equipe e receba o medicamento na farmácia da unidade.
O Secretário deixou muito claro que o trabalho dos agentes junto às comunidades não fugirá das atribuições e a dinâmica a ser adotada no encaminhamento dos pacientes, serão decididas com a participação efetiva do SINDAS/RN e anuência dos agentes.
Ficou decido também, que antes dos agentes passarem a fazer a busca ativa, organização dos pacientes para receber a Ivermectina e monitoramento domiciliar, todos serão testados para Covid-19 e receberão os E.P.Is completos. Ficou acordado que todos os agentes envolvidos em algumas ações que requer cuidados específicos serão devidamente paramentados.  
Considerando que já existe uma recomendação do Ministério Público Estadual, sobre a adoção de medidas para monitoramento dos idosos através dos agentes comunitários de saúde, na reunião deixamos claro que apoiamos as medidas mediante as garantias de segurança e observando-se os protocolos do MS.
Em relação aos E.P.Is questionamos a entrega de máscaras de péssima qualidade e mostramos as fotos enviadas ao SINDAS pelos agentes de endemias. Imediatamente o Secretário disse que as máscaras das fotos não eram para os servidores, foi uma doação recebida pela SMS para distribuir para a população e em hipótese alguma deveria ter sido entregue aos ACE.

Afirmou que os E.P.Is completos e adequados para todas as situações estão assegurados em estoque e são de excelente qualidade. Determinou, inclusive, que a equipe da SMS nos levasse no local onde estão armazenados os E.P.Is para comprovarmos o que foi afirmado na reunião.
Ficou acordado que todos os agentes que estão recepcionando pacientes e fazendo busca ativa nas micro áreas serão devidamente paramentados. Segundo o Secretário, os servidores que estão em funções administrativas ou não atendem ao público só usarão máscara conforme orientação técnica.
Na próxima, semana estaremos discutindo com os agentes, como serão as estratégias de busca ativa, de encaminhamento de pacientes, fiscalizando a entrega de E.P.Is.
Sugerimos que fosse observado os bairros com maior incidência de contaminação com coronavírus, para dar início a entrega da Ivermectina e começar a fazer o monitoramento por meio dos ACS.
Muitos detalhes serão discutidos no decorrer da semana que vem, por isso, precisaremos que os ACS se organizem por unidade, porque poderemos ter que reunir todos virtualmente.

CONFERÊNCIA DOS E.P.Is
ATENÇÃO

Nenhum comentário: