sexta-feira, 12 de junho de 2020

SINDAS/RN E AGENTES DE VÁRIAS CIDADES DO RN SE REÚNEM COM DIREÇÃO DO CEFOP PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS PARA CAPACITAÇÃO DOS ACE E ACS


Na última quarta-feira 10/06, o SINDAS e uma comissão de ACE e ACS de várias cidades do Estado, se reuniu virtualmente com a Direção do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde-CEFOP para discutir os anseios da categoria no que tange a uma capacitação.

Durante a reunião foram apontados vários problemas enfrentados pela categoria durante a pandemia de Coronavírus e no dia dia de trabalho nas comunidades assistidas pelos agentes.
O foco principal da reunião era discutir quais são os temas mais apropriados para serem abordados numa capacitação e quais as ferramentas a serem usadas, já que não é possível nesse momento fazer a capacitação presencial.
Muitos colegas relataram as dificuldades com as novas tecnologias e a falta de internet em algumas comunidades rurais, o que pode limitar a participação de alguns colegas.
Como conhecemos a realidade da nossa categoria de perto, enfatizamos que mesmo com dificuldades, se todos fizerem um esforço abrangeremos o máximo de agentes possível. O SINDAS não medirá esforços para ajudar a categoria.   
Lamentei que alguns não irão participar da capacitação por falta de interesse e não de condições. Afirmei isso, porque vários ACE e ACS têm acesso as novas tecnologias, têm internet disponível e sequer leem os documentos de interesse da categoria, como por exemplo, os protocolos do MS relacionados aos ACS e ACS frente a Pandemia atual.
Muita coisa foi sugerida a Direção do CEFOP pelo SINDAS e pelos agentes que participaram da reunião.  Nos próximos dias teremos novidades sobre a capacitação, o que para nós sempre foi prioridade independente da Pandemia, mas agora frente a Pandemia temos a oportunidade da categoria ser capacitada por uma instituição renomada e que tem história na formação de ACE e ACS.
Lamento por não ter sido possível a participação de diversas pessoas que pediram para participar da reunião, mas saibam que todos os ACE e ACS foram muito bem representados pelos agentes de todas as regiões do Estado e Diretos do SINDAS que participaram.

Nossos agradecimentos a Senhora Cláudia Frederico, que nos contatou informando do interesse de adequar o planejamento de ofertas de qualificação do CEFOP para o ano de 2020, EM RELAÇÃO aos  Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Endemias (ACE).

Nenhum comentário: