sábado, 26 de agosto de 2017

SINDAS PARTICIPOU DO 10º ENCONTRO DOS AGENTES DE SAÚDE QUE COMPÕEM A I - REGIONAL DE SAÚDE DO RN

Iniciado há 10º anos na cidade de São José de Mipibu, por iniciativa do Agente Comunitário de Saúde Sr. João Ventura, o encontro está na sua 10ª edição.
Esse ano seria realizado no Município de Jundiá, mas os companheiros de Canguaretama abraçaram a causa e decidiram sediar o encontro, que dessa vez foi ampliado e contou com a participação de centenas de ACE e ACS.

Todos os anos os agentes das cidades que compreendem a I-URSAP, se reúnem para trocar experiências e debater assuntos de interesse da categoria, o que tem fortalecido o Sindicato nessa região, principalmente pela nossa participação desde a 6ª Edição.
O encontro desse ano teve um grande diferencial, porque contou com apoio integral do Sindicato, que foi procurado com antecedência necessária, se comprometeu e cumpriu.
Na reunião com Presidente da Entidade, foi assumido o compromisso de custear todo o material gráfico (pastas, canetas, blocos, credenciais), bem como, de dar todo suporte necessário para que assim como os anteriores a 10ª Edição fosse um sucesso.
Logo após a reunião com a comissão, o Presidente da Entidade deu o primeiro passo na confecção do material gráfico elaborando uma credencial, que além de descrever o principal sentido do encontro, reafirma uma união que tem dado certo, a união do SINDAS e CONACS.
Além do SINDAS/RN outros apoiadores foram fundamentais, como por exemplo: a comissão de ACE e ACS especialmente Leumaci e Zilmar, a Prefeitura Municipal de Canguaretama na pessoa da Coordenadora de Saúde Clara Carvalho, dos vereadores Daniel, Irmã Lila, Adriana Albuquerque e Sandro, bem como, do Deputado Estadual Dison.
Para abrilhantar o encontro, a convite do SINDAS/RN, se fez Presente a Presidente da CONACS, Senhora Ilda Angélica, que chegou ao Rio Grande do Norte ainda na quinta feira 24/08 e foi recepcionada pelas duas Diretoras do SINDAS/RN, Karol, Jani e Zenaide. Além de hospedá-la, nossas Diretoras a conduziram ao local do encontro no dia seguinte.
 Por reconhecimento e respeito merecidos, Ilda Angélica foi muito bem recepcionada pela categoria que a abraçou e agradeceu pelo seu empenho nas lutas nacionais.
Durante o evento, no encerramento da sua apresentação, o Presidente do SINDAS/RN, Sr. Cosmo Mariz fez uma merecida homenagem a Ilda. Homenagem que além de transmitir o respeito e o reconhecimento dos ACE e ACS do RN, relembrou da nossa grande guerreira Ruth Brilhante, o que deixou Ilda emocionada.
O encontro tratou de muitas questões de interesse da categoria, em especial, do PL 56/2017 do Senado (trata do novo perfil profissional dos ACE e ACS), da PEC 22/2011 (que reajustará o piso nacional e prevê data base), da PNAB que coloca a categoria em risco, além de passar diversas informações locais e nacionais de relevante interesse da categoria.
O encontro contou com a participação de duas autoridades políticas do nosso estado, a Senadora Fátima Bezerra e o Deputado Federal Antônio Jácome. Ambos se comprometeram com a luta da categoria, colocaram seus gabinetes em Brasília a disposição do SINDAS e da CONACS.  Reafirmaram em suas falas, que é importante a categoria se manter unida e declararam apoio integral as nossas pautas no Congresso.
Não satisfeito com apoio dado, o Presidente do SINDAS foi além do compromisso assumido com a comissão. Tratou de confeccionar pessoalmente os certificados de participação no encontro e uma faixa personalizada, que poderá ser utilizadas nas próximas edições da I- URSAP e nos encontros que pretendemos fazer em outras regionais da saúde do RN.
Em nossa opinião o que é bom dever ser copiado, a exemplo desse encontro idealizado por João Ventura e ampliado esse ano pelos agentes de Canguaretama. 
Parabéns a todos os Diretores do SINDAS/RN que puderam está presentes com toda estrutura necessária, o que garantiu mais comodidade aos nossos associados e a comissão organizadora.

Nenhum comentário: