27 março 2020

APONTAMENTOS DO SINDAS/RN SÃO ACATADOS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE E ROTINA DE TRABALHO DOS ACE É ALTERADA POR CAUSA DO CORONAVÍRUS.


Após protocolarmos o Ofício 051/2020 do SINDAS/RN no Ministério da Saúde no dia 19/03/2020, foi gerado o processo nº 25000.038809/2020-97.
Devido a fundamentação do ofício do SINDAS/RN, o processo foi distribuído para vários setores importantes relacionados aos ACE e ACS. Um dos setores foi o SEAD/SVS, que lida com as questões relacionadas aos ACE.
No dia de hoje 26/03/2020, foi emitida a nota informativa Nota Informativa sob nº 8/2020 CGARB/DEIDT/SVS/MS, definindo:
1-  como se dará o afastamentos dos ACE com sintomas de COVID-19;
2-  que não serão feitas visitas internas nos imóveis;
3-   que não devem ser feitas visitas em casas com idosos superior a 60 anos;
4-   que se deve priorizar a realização do bloqueios em áreas com intensa circulação de vírus (dengue, chikungunya e/ou Zika);
5-   que as atividades de vacinação contra raiva em cães de gatos devem seguir os critérios definidos na nota informativa, mas deve ser avaliada a possibilidade de deixada para depois da Pandemia;
6-   Recomendou-se que os pontos de apoio dos ACE em área interna das UBS devem ser evitados ou, quando possível, este ponto de apoio seja alterado para outra localização.  
Além das recomendações acima elencadas, outras orientações estão contidas na nota informativa 08/2020/SVS/MS.
Todas as orientações da nota informativa são muito claras e objetivas, inclusive, as orientações quando aos cuidados e uso de E.P.I.
Com essa nota informativa, esperamos que todos os companheiros ACE não fiquem com dúvidas e que todos os gestores acarem as orientações do MS.
Cosmo Mariz- Pte. do SINDAS/RN

CONFIRA ABAIXO O TEOR DO OFÍCIO QUE DEU ORIGEM A ESSA NOTA INFORMATIVA

Nenhum comentário: