26 março 2020

DOCUMENTO DO SINDAS SERÁ RESPONDIDO POR NOTA TÉCNICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Dia 19/03/2020, provocamos o Ministério da Saúde via oficio 051/2020/SINDAS-RN com várias ponderações e reivindicações. Abordamos  o problema da ausência de protocolos da Saúde, a respeito do trabalho dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, no enfrentamento do Coronavírus. Cobramo do MS orientações aos municípios sobre os E.P.Is, visitas domiciliares, afastamentos dos servidores que compõem o grupo de risco dentre outros apontamentos.
Fruto do ofício 051/SINDAS, foi gerado o processo nº 25000038809/2020-97, o qual vimos monitorando todo andamento. Ontem tomamos conhecimento que estava sendo elaborada uma nota técnica nos respondendo e que algumas recomendações já tinham sido enviadas às secretarias estaduais de saúde e CONASEMS.
Apesar de já termos tido acesso ao conteúdo de um documento emitido pelo MS, intitulado de “RECOMENDAÇÕES PARA ADEQUAÇÃO DAS AÇÕES DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE FRENTE À ATUAL SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA REFERENTE AO COVID-19”, hoje entramos em contado novamente com os setores competentes, para saber se esse documento, apesar de não estar assinado, seria a resposta final a nossa provocação, já que não era uma nota técnica como havia sido informado ontem.
Fomos informados que as recomendações têm ligação sim com nossa provocação, mas que ainda será emitida uma nota técnica completa e assinada pelas autoridades competentes.
Essas recomendações nos contemplam em vários apontamentos que fizemos no OFÍCIO 051/2020, mas iremos aguardar a publicação da nota técnica completa, por que ela poderá dispor de mais informações.  
Antes não existia nada específico para os agentes de saúde sobre o coronavírus, agora já existe uma recomendação geral, e logo em breve, sairá a nota técnica completa.
A informação que me passaram hoje no Ministério da Saúde, foi que as recomendações foram emitidas antes da nota técnica, pela urgência apontada pelo SINDAS/RN, sobre a necessidade de ter um material voltado para categoria.
O DOCUMENTO QUE ESTÁ DISPONÍVEL NO LINK ABAIXO ABORDA OS SEGUINTES TEMAS:

1-  NOVO CORONAVÍRUS - COVID-19;
2-  TRANSMISSÃO;
3-  PERÍODO DE INCUBAÇÃO;
4-  SINAIS E SINTOMAS;
5-  TRATAMENTO;
6-  MEDIDAS DE PREVENÇÃO;

7- COMPETÊNCIAS DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE;
8- ORIENTAÇÕES E CUIDADOS DURANTE OS ATENDIMENTOS NA UNIDADE DE SAÚDE;
9- MEDIDAS PARA EVITAR CONTÁGIO;
10- IDENTIFICAÇÃO DE CASOS SUSPEITOS DE SINDROME GRIPAL E DE COVID – 19; e
11- ISOLAMENTO DOMICILIAR, RECOMENDAÇÕES EM GRUPOS ESPECIAIS.

Nenhum comentário: