02 julho 2022

ENCONTRO REGIONAL NO ESTADO DE GOIÁS CONTOU COM A PRESENÇA DE COSMO MARIZ E REUNIU ACE E ACS DE DEZENAS DE CIDADES

 

Na manhã do último dia 30/06, tive a honra de dar uma palestra sobre vários assuntos de interesse dos Agentes Comunitários e Agentes de Combate às Endemias, no 1º Encontro Estadual dos agentes de Goiás promovido pela Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias do Estado de Goiás-FEDACSE/GO e Sindicato Regional do Vale do São Patrício-SINDACS/ACE.

A FEDACSE/GO presidida pela nossa companheira Marinalva e o SINDACS/ACE presidido pela companheira Cleomildes, têm mudado vidas no Estado de Goiás, o que mostra a força, organização e é a prova que a categoria está muito bem representada no cenário nacional e no Goiás.

O 1º Encontro Regional ocorreu em Jaraguá e contou com a presença ACE e ACS de dezenas de cidades do Estado Goiano, de várias autoridades políticas e de representantes sindicais de diversos municípios de Goiás.

O evento foi apoiado pela Gestão Municipal de Jaraguá, que se fez presente representada pelo Vice-prefeito Leomar, por Leandro de Barros que é Chefe Administrativo e Joyce Fernandes Chefe de Gabinete da Secretária de Saúde, pela Coordenadora da Atenção Básica Élida Arruda e pela coordenadora da Vigilância Sanitária Jaqueline Barros. Esteve presente também, o ex-prefeito de Jaraguá Sr. Lineu Olímpio.

Após servir um magnifico café da manhã, foi feita uma belíssima abertura, que contou com a apresentação das bandeiras do Brasil, do Estado, do Município, da FEDACSE/GO e do SINDACS/ACE.

Após abertura, foi executado o hino nacional e cantado o hino municipal, que foram seguidos pelas falas das autoridades presentes, de homenagens e participação de artistas locais como Joaquim do Prado agente comunitário, e da escritora Marlene Siqueira que também é agente de saúde.   

Antes da palestra de Cosmo Mariz, Presidente do SINDAS/RN e bacharel em direito pela UNIFACEX, o evento contou com a participação virtual da Presidente da CONACS Senhora Ilda Angelica, que participaria do evento presencialmente, mas por causa de agenda na capital Federal não pôde comparecer. A CONACS foi representa no evento Márcia Araújo, Cleomildes e Marinalva.

Como a categoria já havia sido informada que Ilda não participaria do Encontro, mas ao aparecer no telão o ser anunciado que ela participaria virtualmente, a categoria foi ao delírio. Isso mostra o quanto a nossa Presidente é querida e reconhecida pelo trabalho de excelência que desempenha em prol dos ACE e ACS de Todo País.

Após todas as falas e homenagens, foi a vez de Cosmo Mariz falar sobre PEC 120/2022, gratificação com recurso do Previne Brasil, incentivo de final de ano, gratificação do PQA-VS, possibilidade de fardamento e protetor solar em dinheiro e de outros temas concernentes a categoria.

Esclarecidas algumas dúvidas após a palestra, foi servido o almoço para todos. Infelizmente algumas pessoas precisaram ir para o evento de assinatura das postarias do piso nacional em Brasília. O evento continuou durante a tarde palestra sobre as metas do Previne Brasil com Danilo Nunes, que é Coordenador de Sistema e responsável pelo CNES. O evento foi encerrado com a participação de Dr. Rafael e Doutora Debora soltando a voz.

Foi um dia de muitas informações, homenagens e comemorações, dentre elas pela conquista do novo piso, e no caso de Jaraguá, a aprovação de um pano de cargos e carreiras que a Gestão Municipal instituiu para categoria. Uma verdadeira demonstração de valorização e respeito para com os anjos do SUS de Jaraguá.

Com sorriso no rosto e satisfação em ter participado do Primeiro Encontro Regional, os agentes de despediram com um maravilhoso coffee break servidor aos presentes.

Parabéns, companheiros, por poderem contar com a FEDACSE/GO e SINDACS/ACE, legitimas representantes compostas por diretorias sérias e atuantes. Parabéns aos agentes de Jaraguá pela valorização proporcionada pela Gestão Municipal. 

PALESTRA SOBRE VÁRISO TEMAS

Nenhum comentário: