03 julho 2022

SINDAS E CONACS NO MINISTÉRIO DA SAÚDE UM DIA ANTES DA ASSINATURA DAS PORTARIAS E NO DIA DA ASSINATURA

No último dia 29-06, a caminho do Estado de Goiás, a Presidente da CONACS foi convocada para uma reunião no Ministério da Saúde, com objetivo de tratar da assinatura das portarias, que regulamentaria os repasses do novo piso para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

Deus me presenteou com a oportunidade de estar mais ao lado de Ilda Angélica em mais uma importante reunião do interesse dos ACE e ACS de Todo País.

 Ao lado dessa verdadeira heroína que tem dedicado sua vida aos agentes de saúde de todo País, testemunhei sua autoridade e respeito dentro do Ministério da Saúde. Durante a reunião foi informado que as portarias seriam assinadas pelos Ministro da Saúde no dia 30/06 ou 01/07, mas a CONACS quem decidiria o dia e como seria realizado a solenidade de assinatura.

Após o Ministro Adjunto da Saúdem técnicos e deputados ouvirem nossas opiniões e poderíamos alguns detalhes conjuntamente, foi decidido que a solenidade seria no dia 30/06 às 17h.

Após reunião no Ministério, cumprimos agenda na Câmara Federal, onde fomos convidar o Presidente Arthur Lira, para se fazer presente na solenidade. Infelizmente, como sua agenda estava lotada ele não confirmou presença. Oportunamente agradecemos mais uma vez pelo empenho dele na aprovação da PEC 22/2011 e renovamos nossos votos de estima e consideração.  

No dia 30/06 às 17h, conforme definido um dia antes, o evento aconteceu e como todos viram o evento foi magnífico. Finalmente foi oficializado o que todos esperavam e a CONACS vinha articulando há semanas. Graças a Deus deu tudo certo e agora só falta o dinheiro ser transferido aos fundos municipais de saúde.

 

Deus é tão maravilhoso que pessoas que eram contra a PEC 22 foram para o evento pousando de participes da vitória, quando na verdade dizia que a PEC era inconstitucional, várias vezes desmobilizaram as lutas, e na reta final, ainda queriam atrapalhar a votação no Senado, propondo emendas a PEC 09 através do Dep. Leonardo. Deus sabe de todas as coisas e oportunizou até quem era contra a categoria, pisar para foto como bom moço.

Agora é se organizar para receber o dinheiro. Conforme já havíamos orientado num vídeo no you tube, é preciso que os prefeitos enviem para as câmaras municipais, o projeto de lei tratando do tema.  Segue o vídeo que na sua descrição tem um link que ao clicar baixa o projeto e um modelo de ofício em word. 

Obrigado CONACS e minha Presidente Ilda Angelica Correia por todo aprendizado e por tudo que tens feito pelos ACE e ACS de todo País.

Nenhum comentário: