16 agosto 2022

PREFEITO DE NATAL É LEVADO PELO SINDAS PARA ANUNCIAR ATENDIMENTO DE PAUTA DA CATEGORIA EM GREVE PELO PRIMEIRO DIA


PREFEITO VAI ATÉ A CATEGORIA
REUNIÃO NO GABINETE DO PREFEITO

Após aprovarem a deflagração da greve ontem 15/10, os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Natal-RN, fizeram um ato na Secretaria de Saúde no início da manhã de hoje.

Desde ontem o Secretário de Saúde e Prefeito vinham discutindo a pauta de reivindicações da categoria, principalmente a pauta do pagamento do novo piso salarial, de todo retroativo e envio à Câmara, do projeto de lei que irá corrigir a tabela salarial do plano de cargos aplicada a categoria.  

Já no primeiro dia de greve da categoria, fomos recebidos pelo Secretário de Saúde, que após reunião na noite de ontem com Prefeito, trouxe a proposta de parcelar o retroativo.  Recebemos a proposta e imediatamente não aceitamos e dissemos que nem iriamos levar para categoria, sem antes falar com Chefe do Executivo.

Imediatamente entraram em contato com Prefeito e ele aceitou nos receber para resolver o problema. Saímos da SMS para o Palácio Felipe Camarão, onde nos reunimos com Prefeito numa reunião rápida, mas que foi suficiente para convencermos o Chefe do Executivo a atender o pleito da categoria.  Dissemos que não aceitaríamos parcelar o retroativo e não abriríamos mãos dos outros pontos de pauta, principalmente da correção da tabela do plano de cargos.

Após alguns contatos com sua equipe econômica, o Prefeito nos informou que por decisão dele em reconhecimento a categoria, a Prefeitura de Natal irá pagar o piso salarial de R$ 2.424,00 a toda categoria, sem deixar nenhum agente de saúde de fora, mesmo sem receber recursos federal do piso para 100% da categoria. Disse que o pagamento do retroativo se dará até sexta feira 19/08/2022, bem como, que o Projeto de lei para corrigir a tabela do PCCV será encaminhado para Câmara em breve.

 

Após a reunião que avaliamos como muito positiva, fizemos mais, convidamos o Prefeito Álvaro Dias para ir pessoalmente no nosso ato na SMS, dar ele mesmo a notícia que irá atender os pleitos da categoria.

Ao chegar na SMS o Prefeito e o Presidente do SINDAS foram recebidos com aplausos e surpresos, porque é a Primeira vez que um Prefeito de Natal sai do seu gabinete e vai ao encontro da categoria. Felizmente mais uma vez prevaleceu o bom diálogo e quem saiu ganhando foi a categoria, que diga-se de passagem é uma das mais importantes do Munícipio de Natal.

Diante dos desfechos das duas reuniões, e principalmente considerando o anúncio do Próprio Prefeito, o Presidente do SINDAS/RN propôs a suspensão da greve até a sexta feira (19/08) a tarde, quando o pagamento já é para ter saído. Caso contrário, na sexta feira a greve será retomada e a atividade sindical da noite fica mantida. Toda categoria irá ao encontro do Perfeito na Avenida João Pessoa às 18h.

Esperamos que tudo que foi anunciado seja fielmente comprido, porque a categoria está unida e determinada a não renunciar a nenhum direito. Reconhecemos o esforço da Gestão Municipal, que com investimento de recursos próprios garantirá o piso salarial a todos os membros da categoria. Aliando ao impacto financeiro com o cumprimento do piso salarial, Natal irá arcar com outros valores significativos para pagamento de gratificações, adicionais de tempo de serviço, auxílio transporte, auxílio alimentação e encargos patronais.

Nossos agradecimentos ao Prefeito de Natal e Secretário de Saúde pela sensibilidade, e a todos que nos ajudaram direto e indiretamente, principalmente a nossa Deputada Federal Carla Dickon que nos ajudou a derrubar o Veto 44 no orçamento da União, ajudou a aprovar a PEC 22, a nosso pedido foi responsável por destravar o repasse do piso salarial para todos municípios e no caso de Natal, fez um trabalho expendido nos bastidores, cobrando do Prefeito Álvaro Dias o cumprimento do piso para 100% da categoria.  

Deus abençoe essa categoria aguerrida e nos ajude para NÃO precisarmos retomar essa greve, que é a mais forte do Brasil e a mais justa.

Nenhum comentário: