03 setembro 2018

GESTÃO MUNICIPAL DE TAIPU-RN APOIA A LUTA DOS SEUS AGENTES DE SAÚDE

Atendendo a convocação do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, os agentes de quase todos os Municípios do Estado do Rio Grande do Norte fizeram uma paralisação estadual nesse dia 03 de setembro.
A principal bandeira de luta é o reajuste do piso nacional da categoria, congelado há quatro anos. O reajuste foi aprovado por meio da Medida Provisória 827/2018, que deu origem a Lei nº 13.708, de 14 de agosto de 2018, publicada com vetos parciais no dia 15 de agosto do corrente ano.
A luta agora é pela derrubada dos vetos 32/2018 do Presidente da Republica, o que poderá ocorrer na próxima terça feira 04/09, se o veto entrar na pauta da Sessão Congresso.
       De forma organizada e ordenada, o Presidente do SINDAS/RN, fez chegar uma mensagem a todos os Prefeitos do Rio Grande do Norte, explicando o objetivo da luta desse dia 03/09 e dando detalhes sobre quanto custa um agente para prefeitura.
Todos os prefeitos do RN foram sensibilizados a não serem contra o nosso reajuste, porque cada agente custa muito pouco para Prefeitura.
   Alertamos a todos os prefeitos e prefeitas, que no ano que vem, lutaremos pela PEC 22/2011. A PEC pode entrar em pauta no primeiro semestre de 2019, e uma vez aprovada, irá tirar os gastos com os ACE e ACS, do limite de folha dos municípios.     
O apoio da Gestão Municipal de Taipu às lutas dos seus agentes é digno de todos os elogios e não nos causa surpresa, porque no mandato anterior e no atual, o bom diálogo com Prefeito Bastinho sempre rendeu bons frutos para categoria.
Apoiando a causa dos agentes, se fizeram presentes no ato, a Secretária de saúde, Drª. Ana Tereza, o Secretario de Administração Sr. Djalma Cruz e a Assessora de Gabinete Srª. Alexsandra.  O Prefeito Bastinho declarou apoio ao ato, mas não se fez presente porque estava fora do Município, mas na segunda feira irá receber um ofício do Presidente do SINDAS das mãos de uma comissão de agentes.
Costumo dizer, que em todas as cidades onde os agentes de saúde são reconhecidos pela Gestão e são vistos como parceiros, ganha a população e ganha o município, afinal de contas, sempre podem contar com os agentes de saúde.
Parabéns a Gestão Municipal de Taipu - RN, por reconhecer o trabalho dos anjos do SUS e por compreender a importância e a relevância do movimento de hoje.

Nenhum comentário: