04 fevereiro 2021

DOUTORA ILEANA NEIVA MOUSINHO, UMA DAS PROCURADORAS DO MPT MAIS ATUANTES DO PAÍS, SUGERE A SESAP/RN FAZER LIVE ESCLARECENDO O PAPEL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA VACINAÇÃO COVID-19 E SECRETÁRIO ACATOU.

Na tarde de ontem (03-02-2021) foi feita a live sugerida pela Procuradoria do Ministério Público do Trabalho-MPT, Ileana Neiva Mousinho e o Secretário Estadual de Saúde do RN, Dr. Cipriano Maia.

A live deu enfoque a importância da participação dos agentes no processo de vacinação e abordou diversas questões relacionadas ao plano de imunização da Covid-19.

Mais uma vez o destino coloca os agentes de saúde como verdadeiros “ANJOS DO SUS”. Indiscutivelmente prova que somos linha de frente, mas prova também, que o SUS por mais que tente não anda sem a figura dos agentes de saúde.

Além de esclarecer o papel fundamental e indispensável do agente no processo vacinal, a Procuradora deixou muito claro que os agentes de saúde são atores que podem evitar que doses de vacinas sejam desperdiçadas.

Outra colocação importante da Procuradora, foi que o agente de saúde sabe onde estão, quem são às pessoas que mais precisam ser vacinadas e os agentes podem fazer a ponte entre diversos setores da sociedade.

Doutora Ileana fez questão de lembrar, que os agentes são profissionais de saúde da linha de frente e precisam ser vacinados prioritariamente. Disse que o MPT tem recebido, inclusive, denúncias de cidades que se recusaram fazer a imunização dos agentes.

Nas palavras do Secretário Estadual, além dele ratificar todas as colocações da Procuradora, afirmou que os agentes são: “o pilar da atenção primária em saúde”. Isso nós já sabemos, mas tem muitos gestores que precisam se lembrar disso.

Assim como tem gestores equivocados, também temos colegas que em momentos como esse, onde o destino reserva-nos a oportunidade de nos destacarmos e fazemos a diferença, simplesmente reclamam que só vem mais trabalho etc.

O Secretário também esclareceu a problemática da vacinação de grupos prioritários, face a quantidade insuficiente de doses, mas esclareceu que a intenção é atingir a todos os profissionais de saúde da atenção primária nessa primeira fase de vacinação.

Muitos não acompanharam a live, mas faço questão de disponibilizar para todos, porque tem alguns colegas que não se acham importantes no SUS ou estão cansados de não serem lembrados.  Nessa live fica indiscutivelmente claro que somos “VERDADEIROS ANJOS DO SUS”.

Nenhum comentário: