02 abril 2019

PREFEITURA DE CAICÓ-RN PAGA NOVOS SALÁRIOS COM PISO NACIONAL NA MATRIZ DO PLANO, RETROATIVO, E CORRIGE VALORES DA INSALUBRIDADE, DOS QUINQUÊNIOS E DAS TITULAÇÕES.

Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias de Caicó-RN comemoram os avanços mais recentes, fruto das nossas reivindicações junto a Gestão Municipal.
Caicó é a cidade do Seridó onde os agentes têm mais conquistas, tudo fruto esforço do SINDAS, de muito diálogo e bom senso da Gestão passada (Prefeito Roberto Germano) e da Gestão atual do Prefeito Robson Araújo (Batata).  Todas as conquistas foram de grande relevância e mudaram para melhor a vida dos nossos companheiros.
Ainda em 2013, quando nem existia o piso nacional, conseguimos colocar os R$ 950,00 da portaria do Ministério da Saúde, na matriz salarial inicial do plano de cargos aplicado aos agentes. Na mesma lei conseguimos 1005 do incentivo de final de ano para os ACS.
Com a entrada e vigor do piso nacional de R$ 1.014,00 em 2014, demos início a luta para corrigir novamente a matriz inicial do plano de cargos, o que foi feito em 2015, após o Município sair do Limite prudencial.  No mesmo ano garantimos o repasse do incentivo também para os agentes de endemias.
Já conquistamos muita coisa, tais como: Lei que proíbe a prática do assédio moral; gratificação do PMAQ; pagamento de 100% do incentivo de final de ano para ACS e ACE; protetor solar em dinheiro; fardamento e E.P.I; implantação do adicional de titulação que estava engavetado; estabelecimento do calendário de pagamento, dentre outras conquistas importantes.
A conquista mais recente, fruto do diálogo com Prefeito Batata, foi o pagamento do piso nacional na matriz inicial do plano de cargos, o que garantiu um significativo reajuste no salário base e demais vantagens dos ACE e ACS. Essa é a terceira vez que o SINDAS/RN pleiteia a correção do plano com base no piso nacional e é atendido pela Gestão Municipal de Caicó.
Esse diálogo com Prefeito Batata foi iniciado na entrega do fardamento, quando já tramitava a proposta de reajuste do piso nacional. Naquela oportunidade ele assegurou que tão logo o piso fosse reajustado atenderia nosso pleito e faria a correção da matriz.
Prometeu e cumpriu com a palavra. Isso é digno dos nossos elogios e reconhecimento irrestrito, afinal de contas, não é a primeira vez que o Prefeito Batata atende nossas reivindicações. “O protetor solar em dinheiro, a implantação das titulações e o calendário de pagamento já foram na sua gestão”.
Muitos companheiros que leem notícias como essas, se perguntam por que no seu Município não acontece o mesmo?  
A diferença de Caicó para outras cidades, não é o Sindicato, porque é o mesmo (SINDAS-RN). Não  é o Presidente do Sindicato, porque é o mesmo e uso os mesmos argumentos. A única diferença são os Gestores de Caicó, que reconhecem o trabalho da categoria e valoriza-os fazendo investimento. Investimento mesmo, essa é a palavra mais apropriada para qualquer real que se coloca no contracheque dos ACE e ACS. 
Cosmo Mariz
Pte. do SINDAS/RN
(84)98786-4195

Nenhum comentário: