23 novembro 2013

AGENTES DE SAÚDE SUSPENDEM GREVE DEPOIS DE AVANÇO NAS NEGOCIAÇÕES COM PREFEITURA DE NATAL

Depois de uma negociação entre a SMS, Prefeitura de Natal e SINDAS, os agentes resolveram retornar as suas atividades a partir da segunda feira (25/11/2013).
Na negociação feita pelo SINDAS com Secretário de Saúde Cipriano Maia, até dezembro de 2013, será enviada uma emenda à Câmara Municipal de vereadores, para alterar a lei do auxílio alimentação dos agentes de endemias e incluir os agentes comunitários, que pelo acordo, passarão a receber o benefício em janeiro de 2014.
Outro ponto que teve consenso, foi sobre a data para envio de um projeto de lei de gratificação para agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, o que pelo acordo ficou estabelecido março de 2014.
Já sobre a implantação do adicional de insalubridade de alguns agentes de endemias, ficou acordado que será finalizado o processo coletivo do sindicato e até janeiro de 2014, será implantado nos contracheques.   
Sobre o reajuste salarial de 8% para janeiro de 2014, não houve avanço, pois a Prefeitura afirmou que não tem valor maior a oferecer e que não poderá oferecer algo que não poderá cumprir.
Considerando que todos os agentes têm um valor a ser incorporado no salário que varia de R$ 36,00 a R$ 173,00, correspondente a Vantagem Individual de Caráter Transitório (VICT), oriundo da gratificação de produtividade extinta pelo plano de cargos em 2010, e que esse valor seria utilizado para o reajuste dos 8% oferecido pela Prefeitura, solicitamos ao Prefeito na reunião do dia 19/11/2013 e por escrito no dia 20/11/2013, que os 8% seja de reajuste real, mantendo-se a VICT como está, já que a Prefeitura não concordou em incorporá-la agora em novembro, por que o SINDSAÚDE pediu o contrário. A resposta à solicitação do SINDAS de não usar a VICT para o reajuste dos 8% já havia sido repassada para nós dia 22/11/2013 pelo Secretário de Administração e já está no blog desde o dia 23/11/2013. (ver solicitação do SINDAS feita pelo ofício anexo).
Sobre a nossa solicitação de não utilizar a VICT para dar o reajuste, recebemos boas notícias da Prefeitura dia 22/11/2013, após o feriado, enquanto que os demais sindicatos só vieram a tomar conhecimento esta semana. Essa foi uma conquista fruto da suspensão da greve dos agentes. Se a Prefeitura concordou com nosso pedido, foi pela coerência e postura apolítica adotada pela categoria dos agentes de saúde, que em outros momentos foram induzidos em erro para radicalizar, mas graças à condução desse movimento o Prefeito apagou a má impressão que tinha da categoria.  Essa conquista do SINDAS foi o único avanço que os demais servidores da saúde tiveram, inclusive os que ficaram em greve com SINDSAÚDE, que só receberam a notícia essa semana.

 “Como estratégia suspendemos a greve, mas se os prazos acordados não forem cumpridos paralisaremos novamente, dessa vez com a adesão maior da categoria, que hoje totalizam 1.149 agentes”. 
SINDAS/RN
UM SINDICATO DE LUTA E QUE NÃO ADMITE PARTIDARISMO POLÍTICO NA ENTIDADE

FONES: 3201-0073/1771-1086 E 8727-4836
FONTE: BLOG DO SINDAS

Nenhum comentário: