07 janeiro 2011

Aparecimento de dengue tipo 4 preocupa autoridades de saúde


           A chegada do verão e das chuvas acende um alerta vermelho para a dengue em todo o Brasil. No ano passado, foram registrados mais de 930 mil casos da doença no país. O reaparecimento de um vírus que provoca a dengue do tipo 4 preocupa as autoridades de saúde.
 
          O alerta veio com a confirmação de um caso de dengue tipo 4 em Manaus: um menino de 13 anos. Esta variação do vírus não circulava no país desde 1982, mas no fim do ano passado, quatro pacientes em Roraima foram identificados com a doença.

         Os sintomas são os mesmos da dengue comum: febre alta, dores no corpo e articulações, cansaço e vômitos. O problema é quando a pessoa já teve a doença por meio dos vírus tipos 1, 2 ou 3 e é novamente infectada com o tipo 4. Neste caso, a dengue pode se manifestar nas formas mais graves, como a hemorrágica.

          O Ministério da Saúde já enviou uma equipe de técnicos de Brasília. Em Manaus, eles acompanham e orientam as ações para impedir o avanço do vírus tipo 4 da dengue para outras regiões do país. Hoje, no Rio de Janeiro, o ministro da saúde anunciou que o novo governo pretende intensificar o treinamento de profissionais da saúde no atendimento à população.

 
          No sudeste do país, as fortes chuvas dos últimos dias mobilizaram as secretarias de saúde de alguns municípios no combate à dengue. Em Belo Horizonte, mutirões alertam a população sobre os perigos da doença. Em Foz do Iguaçu, o combate se concentra na fronteira com o Paraguai.
FONTE:  Jornal da Band

 

pauta@band.com.br

Nenhum comentário: