terça-feira, 17 de julho de 2012

ATENÇÃO SERVIDORES DE NATAL, FAÇAM SEU CENSO PREVIDENCIÁRIO

Muitos me ligaram para tirar a dúvida sobre o Censo Previdenciário da Prefeitura de Natal, o qual todos são obrigados a fazer, sob pena de ficar sem seus vencimentos a partir de setembro.

         Muito antes de a Prefeitura fazer a divulgação oficial na sua página da internet, eu já havia anunciado no blog, mas não tinha divulgado detalhes do procedimento porque ainda estava em discussão com o NATALPREVE. A Prefeitura disponibilizou o anúncio, mas não esclareceu como os servidores deveriam proceder para fazer o Censo, motivo pelo qual disponibilizo esta postagem.
A partir de amanhã, 19 de julho, o Banco do Brasil iniciará o trabalho de atendimento aos servidores no preenchimento das informações do Censo Previdenciário. Serão 50 facilitadores que percorrerão todas as secretarias, unidades de saúde e escolas municipais, para ajudar os servidores a preencherem os dados no Siprev e recolherem os documentos exigidos.

O Natalprev irá publicar ainda hoje no site da Prefeitura um conjunto de perguntas e respostas mais frequentes, mas os facilitadores do BB também estão aptos a responder às eventuais dúvidas no preenchimento dos dados e a realizar o cadastramento junto com o servidor. Os facilitadores também podem orientar quais documentos são necessários e estão autorizados a recolher as cópias exigidas. Aos servidores que entregarem os documentos diretamente para os facilitadores, não será necessário comparecer às agências do Banco na segunda fase.


A participação dos servidores no Censo só se encerra com a entrega da documentação. Segundo o presidente do Natalprev, Sylvio Eugenio Araújo Medeiros, quando os documentos forem entregues, seja aos facilitadores, seja às agências, será emitido um comprovante de participação aos servidores. “Este comprovante é a prova de conclusão do Censo e deve ser guardado pelo servidor”, afirma Sylvio Eugenio.

O Censo, que teve seu início adiado por dificuldades técnicas internas da Prefeitura, teve o apoio total dos técnicos do Ministério da Previdência na superação dos problemas e encontra-se plenamente operacional.

Segundo Sylvio Eugenio, os problemas técnicos que estavam atrasando o início do censo foram ocasionados pela plataforma utilizada pela Prefeitura do Natal. Para solucionar esses problemas e possibilitar o pleno funcionamento do Siprev – Gestão de RPPS, o Ministério da Previdência disponibilizou técnicos para oferecer suporte e orientar a equipe de tecnologia do município, de forma que fosse possível usufruir de toda a potencialidade e das vantagens do sistema.

Deverão participar do Censo todos os servidores estatutários da Prefeitura do Natal, ativos e aposentados, além de seus pensionistas. O Censo ocorrerá em duas fases, sendo a primeira realizada até o dia 17/08, por meio da Internet e a segunda, de 20/08 a 21/09, será para apresentação dos documentos de comprovação nas agências do Banco do Brasil.

Nenhum comentário: