15 março 2013

NEGOCIAÇÃO COLETIVA COM PREFEITA DE PUREZA PODE MUDAR A VIDA DOS AGENTES DE SAÚDE



Os agentes de Pureza-RN são filiados ao SINDAS há mais de 2 anos, mas só agora em 2013 tiveram contato conosco. Ao longo desses dois anos nunca se teve avanços naquele Município, pois por intransigência do ex-gestor e por incompetência de ex-diretores do SINDAS, muitas promessas foram feitas e nada de fato aconteceu.
Agora com os dois novos mandatos – o da Prefeita e da nova Direção do SINDAS - os agentes têm a oportunidade de verem suas vidas mudar.
No início deste ano, estivemos no Município para fazer a apresentação da nova direção e saber o que estava pendente, o que na oportunidade descobrimos que faltava tudo e mais um pouco. Ficamos encantados com a garra e determinação de nossos filiados e eles mais ainda com a nova diretoria, pois em todo momento demonstramos conhecimento de causa, firmeza nas nossas colocações e que não estávamos ali para brincadeira ou enrolação como já tinham feito com eles.
Em meio aos elogios e pedidos de desculpas, por não terem nos apoiado na eleição do sindicato, os agentes justificaram que apoiaram o grupo que perdeu as eleições do SINDAS porque não conhecia nosso trabalho. Diante das colocações deixamos claro que a nova Direção foi eleita para defender a categoria, sem distinção de quem votou ou não na CHAPA 1.
Quando citamos o termo incompetência de ex-diretores, não é pra menos, pois lá os agentes sequer servidores são. No final da reunião prometemos voltar com propostas concisas e com argumentos suficientes para mudar a vida dos agentes de pureza, o que aconteceu nesta sexta feira 15/03.
 Na manhã de hoje, estivemos reunidos com os agentes, com a Secretária de Saúde, Secretário de Administração e Excelentíssima Prefeita Municipal, para tratar da pauta de interesse dos agentes. Priorizamos quatro importantíssimos assuntos:
1º- efetivação dos agentes como servidores, ou seja, submetê-los ao regime estatutário;
2º- estabelecer como salário base o valor de R$ 950,00;
3º - Incorporação de todo tempo de serviço CLT para todos os efeitos; e
4º- Prevê em lei que uma vez regulamentado o piso nacional dos agentes de saúde, a prefeitura implantará no Município em 90 dias.
Confessamos que ficamos encantados com a postura da Prefeita, que em suas poucas palavras disse: “QUEM SOU EU PARA QUESTIONAR DIREITOS DOS TRABALHADORES, TENHO INTERESSE DE DAR O QUE ELES MERECEM, POIS FUI SINDICALISTA MUITOS ANOS E SEI MUITO BEM COMO FUNCIONA”.
A Prefeita pediu alguns dias para nos dar a resposta sobre a pauta apresentada, e se Deus quiser, as próximas fotos postadas aqui sobre pureza, será de uma comemoração na Câmara Municipal, no dia da votação do Projeto de Lei que propomos.

IMAGENS: Dir. Carlos Alexandre

Nenhum comentário: