terça-feira, 18 de outubro de 2011

19/10/11 DIA MUNICIPAL DO AGENTE DE SAÚDE DE NATAL


O BLOG DO COSMO MARIZ DESEJA AOS AGENTES DE NATAL
FELIZ DIA MUNICIPAL DO AGENTE DE SAÚDE 

A primeira experiência de agentes comunitários de saúde, ACS, como uma estratégia abrangente de saúde pública estruturada, ocorreu no Ceará em 1987, com o objetivo duplo de criar oportunidade de emprego para as mulheres na área da seca e, ao mesmo tempo, contribuir para a queda da mortalidade infantil, priorizando a realização de ações de saúde da mulher e da criança. Esta estratégia expandiu-se rapidamente no Estado, atingindo praticamente todos os municípios em três anos, sendo encampada pelo Ministério da Saúde (MS) mais ou menos nos mesmos moldes, em 1991. As primeiras experiências do Programa de Saúde da Família, PSF, nos moldes atuais, também surgiram no Ceará em janeiro de 1994, sendo encampadas pelo MS em março do mesmo ano, como estratégia de reorganização da atenção básica no país. A partir daí o Programa de Agentes Comunitários de Saúde, PACS, passou a ser incorporado pelo PSF. O PACS e o PSF, apesar do “P”, não devem ser vistos como programas, e sim como estratégias estruturantes, já que se propõem a reorganizar a atenção básica e não apenas aumentar a extensão de cobertura para as populações marginalizadas.

O agente comunitário de saúde assume, no cenário do sistema de saúde do país, um papel privilegiado. Seja porque as autoridades sanitárias fazem dele uma espécie de "coringa" ou "salvador da pátria", seja porque o cotidiano demonstra que ele é o trabalhador em saúde que mais convive com os problemas sociais afetos à saúde, sendo portanto, instrumentos imediatos da melhor política de saúde que pode haver: a prevenção.

Os agentes comunitários de saúde são para o PSF, uma espécie de base sólida e o elo direto entre gestores e comunidades. São verdadeiros anjos da guarda de idosos, crianças, de grávidas entre outros dependentes do ACS. O agente comunitário é de tamanha importância, que todo trabalho da Equipe de Saúde da Família-ESF passa por eles, desde a simples consulta na unidade de saúde, até a mais complexa visita do médico ou enfermeira na casa do paciente. O agente está sempre juntinho da população e proporcionando humanização, o que deveria ser tratado pelo SUS como prioridade número um.

No dia 19 de outubro, por força de uma Lei Municipal, comemora-se o "Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde". Em razão desta data, quero com muita alegria, parabenizar a essa legião de anjos da guarda pelo seu trabalho.

Nenhum comentário: