05 julho 2014

QUEM TERÁ DIREITO AO PIS/PASEP REFERENTE A RAIS INFORMADA EM 2013

Para ter direito ao abono salarial o servidor deve ter recebido no ano de 2013 até R$ 1.356,00. Para receber o PASEP o trabalhador tem que ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada no ano-base (2013) ou ser servidor público.
Lembramos que o decimo terceiro salário não entra como remuneração mensal, portanto não faz parte do cálculo do PIS.
É simples ter a noção de vai ou não receber o abono salarial do PIS Pasep, basta somar a remuneração recebida durante o ano e dividir pelos meses trabalhador, se não ultrapassar o equivalente a dois salários mínimos, o trabalhador terá direito ao abono.
O calendário de pagamento do abono está logo abaixo, mas vale salientar que em se tratando de servidor público que tem direito ao PASEP, o benefício entra antes desse calendário, por que a maioria das prefeituras tem o convenio com banco do brasil que permite a antecipação.
A diferença do PIS para o PASEP é quem informa a RAIS. Se for empregado de empresa privada é PIS e se for empregador de ente público é PASEP.
Muitos trabalhadores mesmo sendo servidores públicos ainda recebem pela caixa como PIS ou na boca do caixa ou tem o credito depositado direito na poupança, por que não foi possível migrar i PIS para PASEP.
Para saber se você terá direito ligue para 4004-0001, deixe passar a mensagem que pede o número da SUA conta e não digite nada, quando passar ao menu de nas opções selecione a opção 6(outras opções) e em seguida a opção 6(informações sobre PIS/PASEP). Pelo CPF, confirmação de data de nascimento e nome da mãe será informado se o servidor terá ou não direito ao abono. A atendente lhe dará a data de pagamento pelo calendário, mas ao final diga que é servidor público e que geralmente seu empregador repassa na folha de pagamento.

Nenhum comentário: