10 agosto 2015

GESTÃO MUNICIPAL DE MACAÍBA E AGENTES DE SAÚDE SE ENTENDEM E GREVE SERÁ SUSPENSA NA PRÓXIMA QUARTA FEIRA

Em greve desde o dia 06-07-2015, os agentes comunitários e de endemias de Macaíba-RN, resolveram em assembleia realizada na tarde de hoje (10), suspender a greve a partir de quarta feira(12).
        A categoria aprovou a suspensão da greve, porque alguns pontos de reivindicações foram atendidos e outros foram pactuados em mesa, para serem cumpridos em curto e médio prazo.
        A entrega dos fardamentos será efetuada em médio prazo, mas a licitação já está em andamento. Os exames de saúde dos ACE e ACS já estão sendo realizados e a entrega do bloqueador solar foi feita, porem com erro no bloqueador labial, o que será corrigido, porque ao invés de distribuírem bloqueador solar labial entregam banha de cacau.
        Na semana passada a Prefeitura enviou o projeto de lei do piso salarial retroativo a julho de 2015, o que já foi votado e aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores e será implantado nos contracheques de agosto.
        Na manhã de hoje uma comissão de agentes levou um ofício para o Presidente da Câmara de Vereadores, com objetivo de que ele fizesse uma ponte entre a Gestão Municipal e o movimento grevista, com relação aos três pontos de pauta pendentes (PMAQ, incentivo adicional e abono dos 34 dias de greve e devolução do desconto e dois dias de assembleia).
        Em resposta ao ofício do SINDAS, a Prefeitura se comprometeu enviar dentro de 48h, o PL de PMAQ prevendo o pagamento de 35% aos servidores e garantiu o abono integral de todas as faltas. Em relação ao incentivo adicional de final de ano, propomos uma minuta de projeto de lei prevendo a criação de um auxílio para compra de fardamento, o que será discutido posteriormente, já que a Prefeitura não atenderá essa reivindicação agora.
        A greve ficará suspensa até os prazos se esgotarem, mas havendo descumprimento de algum ponto de pauta acordado, a greve será retomada imediatamente. Até lá a categoria continuará coletando assinaturas nos abaixo assinados de apoio a greve, o que já ultrapassa mais de 7.000 assinaturas.
        Amanhã a categoria participarão de uma audiência publica na Câmara, para debater os problemas encarados pela categoria no dia dia.
O evento servirá também, para esclarecermos aos vereadores o porquê da greve e para desmistificar alguns boatos semeados durante nosso movimento. Será um momento onde traremos o Legislativo Municipal para dentro da realidade vivenciada pelos agentes de saúde, só assim, poderemos ter a tranquilidade de se a greve for retomada os vereadores ficarão do nosso lado.
Lamentamos profundamente que a Gestão tenha deixado a greve durar tanto tempo, porque uma vez atendidas as reivindicações a categoria voltaria ao trabalho. Mas agora é hora de recuperar o tempo longe das atividades e de colocar as demandas da população em dia, recompondo a produtividade reprimida, fazendo o que os ACE e ACS mais gostam de fazer, que é trabalhar e levar saúde ao povo de Macaíba.

        O Prefeito Municipal e secretários foram notificados verbalmente sobre a decisão da categoria, na inauguração do posto de saúde de Mangabeira, onde fizemos questão de passar e falar com Prefeito. Disse a ele: “O SENHOR NÃO APARECEU PARA CONVERSARMOS DURANTE 34 DIAS DE GREVE, MAS VIM LHE VER PESSOALMENTE E INFORMAR A DECISÃO DA CATEGORIA TOMADA AGORA A POUCO”. 

Nenhum comentário: