28 agosto 2015

SINDAS PARTICIPOU DE SEMINÁRIO DE AGENTES DE SAÚDE DO VALE DO ASSU.


Na última quarta feira, atendendo o convite dos agentes de saúde de Carnaubais/RN, os diretores do SINDAS/RN se fizeram presentes num seminário organizado pelo Sindicato Municipal, para discutir os problemas da Região do Vale do Assu.
O Presidente e o Vice Presidente do SINDAS fizeram parte da mesa e tiveram uma importante participação no seminário. Foi feito um amplo debate sobre o PMAQ, legislações que envolvem os ACE e ACS (EC 51/2006, Lei 11.350/2006 e Lei 12.994/2014), Portarias 1.024 e 1.025 e Decreto do Piso Nacional.
Além dos temas abordados na palestra, foram discutidos outros problemas enfrentados pela categoria, tais como: assédio moral, segurança no meio ambiente de trabalho e falta de bloqueadores solar corporal e labial.
Participaram do seminário, a Secretária de Saúde de Porto do Mangue, o Secretário de Saúde e a Vice Prefeita de Carnaubais de Carnaubais.
Durante o evento foram homenageados o Médico Zenildo Batistas (ex-prefeito) e a ex-secretária de saúde Alzenir, pelo reconhecimento e valorização da categoria quanto atuaram à frente do Executivo Municipal e da SMS de Carnaubais.
Vários agentes de saúde se manifestaram, seja com perguntas ou falando um pouco da realidade do seu Município.  O ACS de Ipanguaçu Sr. Carlos Rondny contou que na sua cidade o PMAQ é pago em uma modalidade de rateio que quanto melhor os indicadores mais ganha o servidor, esclareceu que vem sendo pago o p/isso nacional desde 2009 e
Ao término do seminário foram aprovados alguns pontos a serem defendidos na Conferencia Estadual de saúde. O SINDAS propôs: 1-  Reformulação das Portarias 1.025/2015 e 1.143/2015; 2- Pagamento de 50% de PMAQ de forma equânime entre os profissionais das equipes contempladas com Programa de Melhoria de Acesso da Qualidade da Atenção Básica-PMAQ; 3- Fardamento e E.P. I completo uma vez ao ano; 4- Bloqueadores corporal e labial FPS-50 uma vez ao mês; 5- Programa de requalificação profissional voltado para as áreas de atuação odos ACE e ACS; 6- Exames de saúde para ACE e ACS duas vezes ao ano; 7- Auxilio alimentação de R$ 15,00 para ACE e ACS e 8- Ajuda de custo para o deslocamento dos ACE e ACS.
Para nós que compormos o SINDAS e temos a consciência que somos os representantes legais da categoria dos ACE e ACS, o fato do seminário ter sido organizado pelo Sindicato Municipal não nos deixa nenhum pouco chateado.
Temos a opinião que na hora de lutar pelos interesses da classe trabalhadora, não importa quem representa quem, o que importa é o objetivo comum de defender os trabalhadores.
No caso de Carnaubais o Sindicato Municipal tem uma belíssima história de atuação na defesa dos agentes de saúde e o SINDAS/RN só vem para se somar e ajudar a escrever mais páginas no livro de conquistas da categoria daquele Município. 

Nenhum comentário: