28 agosto 2015

SINDAS SE REÚNE COM CCZ - NATAL E CONHECE PROJETO QUE SERÁ COLOCADO EM PRÁTICA EM OUTUBRO DE 2015

Na manhã de ontem, nos reunimos com CCZ-Natal, para discutirmos assuntos relacionados aos ACE. O CCZ aproveitou a reunião e apresentou um projeto que será adotado no Programa Dengue a partir de outubro desse ano.
No nosso ponto de vista, o projeto piloto denominado “Vigia Dengue”, que será adotado em Natal por iniciativa do CCZ, reúne técnicas inovadoras e eficazes de monitoramento, que possibilitará a detecção de áreas de risco e iminência de Dengue, antes mesmo que ela ocorra.
Boa Parte das técnicas de monitoramento foram desenvolvidas pelo ACE André, e consistem em mapear todas as micro áreas de Natal, mediante confronto de informação semanais atualizadas.   
Além das técnicas administrativas com a utilização dos dados de campo coletados pelos ACE, o Programa Dengue sofrerá mudanças, tais como: redução do quadro de supervisores e reativação da figura do chefe de turma-CT, cada supervisor terá uma vam para transportar seus agentes e não será mais feitos os liras periódicos, apenas o anula que o Ministério da Saúde exige.
Segundo estudos realizados pelo CCZ, o que será objeto de um trabalho a ser publicado em breve, o LIRA e os 6 ciclos de visitas anuais não impedem que ocorra epidemia de Dengue.
Para Alessandre Tavares, Diretor do CCZ as técnicas adotadas no combate a Dengue além de ultrapassadas são ineficazes e tem colaborado para os agentes perderem o encanto pelo que fazem.

Nenhum comentário: