13 novembro 2015

APÓS GREVE QUE DUROU CERCA DE 30 DIAS AGENTES DE CEARÁ MIRIM COMEÇA COLHER OS FRUTOS

Após mais de 30 dias de greve, os agentes comunitários de saúde e de endemias de Ceará Mirim-RN, começam colher os frutos da greve.
Após acordo com Prefeito para suspender a greve, o abono total dos dias de greve foi assegurado. Além das faltas abonadas, arrancamos o compromisso do Prefeito de estudar dois projetos de lei encaminhados pelo SINDAS (um do incentivo adicional de final de ano e outro criando uma gratificação para ACE, com recursos do PQAVS).
Tanto o projeto do incentivo adicional como o projeto que cria uma gratificação para vigilância sanitária, o que inclui os ACE, foram votados em primeira discussão ontem 12/11/2015.
Entre os compromissos assumidos pelo Prefeito com Presidente do SINDAS e agentes presentes, o Prefeito Peixoto se comprometeu agilizar a sanção da Lei que criou a gratificação do PMAQ, fruto de outro projeto de lei proposto pelo SINDAS, que garante o pagamento de 50% dos recursos aos servidores, com efeito retroativo a janeiro de 2015.
 Na semana passada, ao invés do Prefeito sancionar a lei do PMAQ, vetou o retroativo e encaminhou o PL para Câmara de Vereadores derrubar ou manter o veto.
Antes do veto ser pautado, participamos de uma reunião com 5 vereadores e travamos um debate, com objetivo de convencê-los a derrubar o veto e garantir o retroativo de 2015.
Para fortalecer ainda mais a derrubada do veto, sugerimos a o único vereador de oposição ao Prefeito, que propusesse um requerimento, prevendo a convocação da Secretária e o Prefeito, para prestar conta dos mais de R$ 800 mil reais de PMAQ repassados pelo MS desde 2014, e que ninguém viu onde foi aplicado.    
O requerimento foi submetido ao crivo de plenário da Câmara e graças aos nossos esclarecimentos, dos 11 vereadores presentes na Sessão, cinco votaram a favor do requerimento para convocar Prefeito e Secretária e cinco votaram contra, mas como já era de se esperar, em caso de empate o Presidente é quem decide e votou a favor do Prefeito.
Apesar do requerimento não ter sido aprovado, o desespero de prestar contas dos recursos do PMAQ foi grande. A secretária de saúde deixo seu trono na SMS e correu para Câmara com centenas de cópias para tentar se justificar.
Sabendo que o veto do Prefeito seria apreciado na sessão de ontem, passamos a tarde inteira em Ceará Mirim, articulando a derrubada do veto. Uma missão quase impossível, porque dos 13 vereadores, apenas o Vereador Eriberto é oposição.
Com muita habilidade, argumento e com a categoria lotando as galreias da Câmara, o SINDAS/RN, conseguiu o que parecia ser impossível. Derrubamos o veto do Prefeito por unanimidade e garantimos o retroativo do PMAQ a janeiro de 2015.
Três votações vitoriosas para os agentes de Ceará Mirim:
1- aprovação da lei que autoriza o repasse do incentivo de final aos ACE e ACS. 2- aprovação do PL que cria a gratificação para ACE e 3- a derrubada do veto do prefeito ao PL do PMAQ.
         Após todas as votações fizemos uma falação de agradecimento ao Legislativo e ao executivo. Os vereadores fizeram questão de nos elogiar e parabenizar a categoria pelo sindicato que tem.
VOTAÇÃO DOS PLS DO INCENTIVO DE GRATIFICAÇÃO PARA ACE

FALA DO SINDAS

VOTAÇÃO DO VETO-SINDAS VENCE

Nenhum comentário: