20 março 2015

NOVA RODADA DE NEGOCIAÇÃO COM SECRETÁRIO DE SAÚDE E SUA EQUIPE ONTEM 19-03-2015

           Na tarde de ontem, nos reunimos com Secretário de Saúde de Natal, a Chefe do DGTES, a Chefe do Departamento da Atenção Básica, a Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde e a Chefe da Assessoria Jurídica da SMS, para debater as condições de trabalho da categoria entre outros pontos de pauta da greve.
            Ficou definido que o processo de trabalho dos ACS será rediscutido e uma portaria da SMS que trata desse assunto será revisto, principalmente sobre a carga horária, que diverge de uma unidade para outra. Após isso será publicada em Diário Oficial para virar norma a ser seguida por todos os servidores.
Sobre o fardamento dos ACE e ACS, fomos informados pelo Secretário que chegarão alguns itens antes do prazo de 90 que ele pediu no último contato com a categoria e os tênis dos ACS serão comprados, mas antes disso, o modelo e qualidade serão discutidos com SINDAS.
Os bloqueadores solar e labial dos ACS já estão prontos no CCZ e serão encaminhados às unidades que não receberam, em especial as unidade do Distrito Oeste. Além do mais será mantida a entrega mensal por agente de saúde.
Sobre os exames de saúde, a Gestão se comprometeu fazer um cronograma de consultas com dermatologista e de verificar quais são os exames de sangue ideais para os agentes de endemias, já que nós do SINDAS questionamos que o exame de colinesterase não detecta a presença de cloro e flúor no sangue, componentes dos inseticidas usados anteriormente pelos agentes de endemias.
O impacto financeiros do reajuste da GIDAS e do auxílio alimentação já foi concluído e será apresentado na mesa de negociação do dia 24/03/2015.
Quanto ao PMAQ o secretário confirmou o apoio ao pagamento de 30% aos servidores e disse que o projeto de lei enviado pelo SINDAS será avaliado pela assessoria jurídica e equipe técnica da SMS.
A respeito dos pontos de apoio e acolhimento dos ACE nas unidades de saúde e em outros órgãos públicos do Município, o Secretário disse que concorda com pleito do Sindicato e já está tomando as providências cabíveis.
Em relação as unidades de saúde, o Secretário já determinou aos Gerentes dos Distrito Sanitários, que todos os postos de saúde devem acolher os ACE para fazer seus pontos de apoio. Sobre um espaço apropriado para os ACS foi informado que serão feitas algumas adequações nas durante as reformas das unidades, e nas quais não se dispõe do uma sala para os ACS, poderão ser construídas futuramente.
Durante a reunião a Chefe do Departamento da Atenção Básica trouxe ao conhecimento do SINDAS e de alguns agentes que acompanharam a reunião, que foram encontradas mas de 350 camisetas dos agentes comunitários guardadas, as quais estão sendo lavadas e passadas para serem entregues.
Durantes a reunião informamos que a categoria tomará a decisão de quando irá deflagrar a greve só após a reunião do dia 24.

Se a reunião for positiva quanto ao reajuste do auxílio alimentação e da GIDAS, a data base e progressão do plano de cargos a categoria poderá não fazer greve. 

Nenhum comentário: