11 março 2015

PREFEITURA DE RIO DO FOGO JÁ PAGA PISOP DOS ACE DESDE 2014 E IRÁ PAGAR PISO AOS ACE EM MARÇO DE 2015

Após a aprovação do piso nacional, ocorrida em junho de 2014, o SINDAS encaminhou ao Município de Rio do Fogo-RN, a solicitação de implantação do piso para ACE e ACS.
Junto com ofício enviamos uma minuta de projeto de lei, mas a Prefeitura modificou e implantou o piso apenas para os ACS.
Na manhã de ontem, nos reunimos com Prefeito, Secretário de saúde e agentes de endemias, para negociar o pagamento o piso a partir de março de 2015, bem como o retroativo de julho de 2014 a fevereiro de 2015.
Após todas as discussões e Prefeito disse que pagará o piso dos ACE no próximo pagamento, mas solicitou que a categoria abrisse mão dos retroativo. Questionado pelo o Prefeito se éramos contra, informamos que a decisão era dos agentes. Interrompemos a reunião e demos uma saída da sala para saber a opinião de cada um dos agentes, a maioria opinou por abrir mão do retroativo de julho de 2014 a dezembro para compra de material, mas o retroativo de 2015 não se abrirá mão, porque foi compromisso do Prefeito pagar o piso em janeiro de 2015.
No final da reunião ficou acordado com Prefeito que o piso será pago em março e o retroativo de 2015 será adimplido até maio de 2015, bem como, que enviaremos o pedido de fardamento num padrão amplamente discutido com Ministério Público do Trabalho e técnico de segurança do trabalho.
No nosso ponto de vista uma negociação foi muito boa, porque ambos os lados flexibilizaram e ao final tudo deu certo e os ACE têm garantido seu piso nos vencimentos de março.
Não podemos deixar de tecer nossos elogios a atual administração Municipal, que em 2014 atendo o pleito do SINDAS e pagou o piso dos ACS, flexibilizou a carga horária, pois os ACS trabalham em campo só pela manhã e durante a tarde fazem serviço internos nas UBS.
Agora é só aguardar o piso no contracheque dos ACE, para como de costume carimbarmos o Prefeito de Rio do Fogo com carimbo de honra de Prefeito aprovado pelo SINDAS, o que ainda não fizemos porque não havia se garantido o piso dos ace como preconiza a Lei Federal 12.994/2014.

Nenhum comentário: