14 maio 2012

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DETERMINA QUE 70% DOS ÔNIBUS RETOMEM O TRABALHO NO DIA 15/05/2012, SOB PENA DE MULTA DE 25MIL AO SINDICATO DA CATEGORIA.


O Senhor Vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), José Rego Junior, há poucos instantes proferiu decisão em caráter liminar, com a determinação de que 70% da frota de ônibus das empresas de transportes públicos municipal retornem às suas atividades normais.


Lei 7.783/89:
(...)
Art. 10 São considerados serviços ou atividades essenciais:

I - tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;
II - assistência médica e hospitalar;
III - distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos;
IV - funerários;
V - transporte coletivo;
VI - captação e tratamento de esgoto e lixo;
VII - telecomunicações;
VIII - guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares;
IX - processamento de dados ligados a serviços essenciais;
X - controle de tráfego aéreo;
XI compensação bancária.

Art. 11. Nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

Parágrafo único. São necessidades inadiáveis, da comunidade aquelas que, não atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.

Art. 12. No caso de inobservância do disposto no artigo anterior, o Poder Público assegurará a prestação dos serviços indispensáveis.

Art. 13 Na greve, em serviços ou atividades essenciais, ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas da paralisação.


CONFIRA A NOTÍCIA COMPLETA: CLICK AQUI

Nenhum comentário: