sexta-feira, 24 de maio de 2013

ACE E ACS DE PARNAMIRIM-RN PODEM ENTRAR EM GREVE DIA 29-05-2013

Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias de Parnamirim-RN, aprovaram nesta sexta feira, um indicativo de greve para próxima quarta-feira(29-05). Depois de cumprido o prazo legal a categoria reunir-se-á novamente para deliberar pela paralisação por tempo indeterminado.
Entre os pontos de pauta estão: Melhores condições de trabalho, fornecimento de fardamento completo e Equipamentos de Proteção Individual, fornecimento de protetor solar e labial, material de trabalho e o repasse integral de R$ 950,00 repassado por agente, por meio da Portaria do Ministério da Saúde nº 260 de 22 de fevereiro de 2013.
Há vários meses vimos negociando com a Municipalidade alguns pontos de pauta que já deveriam ter sido atendidos, mas a negativa de conceder o reajuste salarial e a falta total de condições de trabalho, foram definitivos para que a categoria votasse pelo indicativo de greve.
Em reunião hoje com Secretário de saúde, ficou pré-agendada uma outra rodada de negociação para quarta-feira, antes da deflagração da greve, com isso esperamos que o Município apresente proposta condizentes com os anseios da categoria.
Esperamos que não seja necessário deflagrar uma greve, pois caso isso ocorra, o Programa de Combate à Dengue e o Programa Bolsa Família podem estar prejudicados, pois este último, depende dos agentes comunitários, que são quem alimentam os sistema nacional com as informações obtidas na buscativa.

Já em relação a Dengue, Parnamirim encontra-se entre as cidades do Estado com possibilidade de enfrentar uma epidemia de dengue em 2013, e com os agentes parados, essa possibilidade aumenta significativamente. 


Nenhum comentário: