19 dezembro 2016

AGENTES COMUNITÁRIOS E AGENTES DE ENDEMIAS DE NATAL DEFLAGRARAM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Na manhã dessa segunda feira (19), os agentes de saúde de Natal paralisaram suas atividades por tempo indeterminado, porque além dos atrasos nos salários, a categoria está sem receber o auxílio transporte, auxílio alimentação e gratificação de função.
O que mais revolta a categoria, é o fato de 97,48% dos salários ser pago com recursos federais que já foram repassados pelo Ministério da Saúde ao Município de Natal, mediante transferências do Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Municipal de Saúde. Só no mês de novembro desse ano, já foi repassado ao Município de Natal, mais de 1 milhão de reais.
Como o salário e os auxílios transporte e alimentação não foram adimplidos e não se sabe o paradeiro dos recursos federais destinado aos agentes,  o SINDAS/RN denunciou o Prefeito, o Secretário de Saúde e a Secretária de Administração de Natal, pelos crimes de desvio de finalidade e por improbidade administrativa. As denúncias foram apresentadas ao Ministério Público Federal-MPF/RN e ao Ministério Público Estadual-MPRN e esperamos que se faça justiça.
A assembleia para deflagrar a greve ocorreu em frente a Sede do SINDAS/RN e contou com a presença de mais de 600 agentes de saúde, que por unanimidade dos presentes, aprovaram a deflagração da greve. Com a adesão de cerca de 50% da categoria, vários serviços foram paralisados.
Após deflagrada a greve, a categoria seguiu até a sede da Prefeitura de Natal, para expressar sua insatisfação e informar em alto e bom som, que os agentes de saúde de Natal pararam por falta de condições de trabalho.

Estava agendada uma reunião para hoje, com todos os sindicatos e o Prefeito, mas de última hora a reunião foi remarcada para próxima quarta. Esperamos sinceramente que na quarta feira o Prefeito tenha algo de concreto para repassar aos sindicatos. 
GRANDE CAMINHADA PELAS RUAS DO CENTRO DE NATAL-RN

MOMENTO DO PROTESTO EM FRENTE A PREFEITURA

Nenhum comentário: