21 dezembro 2016

NESSA QUARTA FEIRA 21/12, OCORREU A REUNIÃO COM PREFEITO DE NATAL, MAS SALÁRIOS CONTINUAM SEM DATA PREVISTA PARA PAGAMENTO

IMAGENS: Carlos Alexandre
       Na manhã de hoje (21-12), no salão nobre da Prefeitura, o Prefeito de Natal, Sr. Carlos Eduardo, a Secretária de Planejamento Srª Virginia, o Controlador do Município Sr. Dionísio e o Chefe do Gabinete Civil Jony Costa, se reuniram com todos os sindicatos e alguns servidores. 
     A expectativa das lideranças sindicais e dos servidores presentes, era que o Prefeito apresentasse uma data para o pagamento de novembro, atrasado há 21 dias e apontasse o calendário para os meses posteriores.
  Revoltados, mas muito atentos, tivemos a paciência de ouvir o Prefeito por mais de uma hora. 
O Prefeito se utilizou da velha tática de tentar nos vencer pelo cansaço, mas esqueceu que estava lidando com sindicalistas acostumados com esse tipo de façanha. 
Por mais de 60 minutos, o Prefeito de Natal "chorou" o quanto pôde. Alegou todos os problemas que a Prefeitura enfrenta, e como sempre, culpou a gestão passada e a crise na economia.
Durante sua fala o Prefeito teve a audácia de afirmar que o pagamento dos servidores é UMA PRIORIDADE para ele e que não consegue dormir pensando nesse problema.
Após mais de uma hora de choradeira, finalmente o Prefeito abordou o assunto que queríamos saber. Na cara de pau o Prefeito disse: "infelizmente ainda não temos data para o pagamento do mês de novembro. Tudo depende do aumento da arrecadação e do repasse das multas da repatriação do governo federal”.
A informação do Prefeito foi acompanhada pela Secretária de Planejamento e pelo Controlador, que afirmaram QUE NÃO TEM RECURSOS PARA PAGAR A FOLHA.
Durante a fala da Secretária de Planejamento, foi pedido aos Sindicatos, que encaminhem todos os documentos da greve geral, pois ela pretende usar para evitar novos bloqueios nas contas da Prefeitura. Segundo ela, esses bloqueios estão sendo determinados pela justiça, a pedido de outros servidores que não estão em greve. 
Para Virginia, se esses bloqueios continuarem o pagamento dos salários pode ser prejudicado.
Durante a nossa fala, que pode ser acompanhada no vídeo abaixo, esclarecemos ao Prefeito que os salários dos agentes de saúde deveria estar em dia, porque a maior parte dos recursos é verba federal, semelhante aos salários dos professores, pago com recursos do FUNDEB e complementado com recursos próprios.
Diante das informações sobre os recursos federais destinados aos agentes, o que deveria estar garantindo nossos salários em dia, o Prefeito e o Controlado solicitaram que o SINDAS encaminhasse um relatório fundamentado. 
Ainda na tarde de hoje, protocolamos na Prefeitura, um ofício com todos os fundamentos, e em anexo,  um relatório completo de todos os recursos repassados pelo Ministério da Saúde ao Município de Natal. 
Por volta das 16h nos reunimos com Controlador da Prefeitura, explicamos toda a legislação que nos ampara e entregamos um dossiê que pode garantir nossos salários em dia. Temos essa esperança, porque durante a reunião o próprio Prefeito sitou que os salários dos professores estão em dia, porque parte é pago com recursos federais e ele complementa.
Levei ao conhecimento do Prefeito, que já denunciamos ele e mais dois Secretários da Prefeitura por desvio de finalidade. 
Pedimos que ele tome pé da situação em algumas secretarias, principalmente na Secretaria de Saúde, que tem dado e dará grandes prejuízo a Prefeitura, por falta de uma boa Gestão.

Após todos as lideranças de todos os sindicatos falarem, se chegou num acordo e ficou marcada outra reunião, para próxima quarta feira (28/12), com objetivo de dar continuidade ao diálogo.
Em suma, a Prefeitura continua brincando com os servidores, por isso, a greve continua mais forte do que nunca.
VÍDEO DA FALA DO SINDAS NA REUNIÃO
REUNIÃO COM CONTROLADOR NO FINAL DA TARDE

Nenhum comentário: