12 dezembro 2016

AGENTES DE SAÚDE IRÃO ADERIR A GREVE GERAL EM NATAL

OS SERVIDORES DE NATAL AGORA ESTÃO ACORDANDO PARA REALIDADE E PEDEM PARA PARAR AS ATIVIDADES.

Na maioria das vezes poucos servidores da Prefeitura de Natal aderem à greve. Esperam que a minoria de sempre se exponham. Muitos chegam ao ponto de exigir providências dos sindicatos, mas na hora de parar não se dispõem.
Mesmo tendo os seus direitos desrespeitados, a maioria fica trabalhando e esperando que a minoria que sempre adere à greve resolva tudo. Com atraso geral dos salários, dos auxílios transporte e alimentação, FELIZMENTE OS AGENTES COMUNITÁRIOS, AGENTES DE ENDEMIAS, e os demais servidores da Prefeitura de Natal, estão se rebelando e querendo parar.
Dias 23, 24 e 25 de novembro, realizamos assembleias distritais com os agentes de todos os 5 Distritos Sanitários de Natal, e um dos pontos discutidos, foi à possibilidade de uma greve em 2016, o que pela avaliação escrita da categoria estaria descartada.
Infelizmente após mais um mês de salários atrasados, sem auxílios transporte e alimentação, OS AGENTES DE SAÚDE COMEÇAM PEDIR PARA PARAR.
Para nós que fazemos o SINDAS/RN, essa atitude da categoria (que em outrora descartou greve), é tudo que queríamos que acontecesse. A opinião dos que sempre fazem greve e a nossa, é que é ótimo que maioria da categoria se rebele e cobre um posicionamento do SINDAS/RN.
“AGORA ESTAMOS SENTINDO FIRMEZA QUE É HORA DE PARAR, MAS ALERTAMOS, NÃO EXISTE GREVE COM NINGUÉM EM CASA”.

SOBRE A DEFLAGRAÇÃO DA GREVE

Para parar as atividades (FAZER GREVE) temos que seguir obrigatoriamente alguns ditames legais, sob pena de pagarmos pelos erros.
Já poderíamos ter publicado o edital de greve, por que a nosso ver os atrasos de salários, de vale transporte e alimentação configuram atos ilícitos do Gestor, principalmente no nosso caso, que R$ 1.014,00 é assegurado pelo Ministério da Saúde.
Não publicamos a convocação para greve, porque a categoria não quis, mas felizmente isso está mudando, porque os ACE, ACS e demais servidores da Prefeitura, estão percebendo aos poucos, que não há outro caminho a não ser a GREVE GERAL.

QUANDO OS AGENTES ENTRARÃO EM GREVE?

Nessa terça feira (13/12/2016) o SINDAS/RN fará publicar o edital convocando a categoria para uma assembleia de indicativo de greve. A assembleia será realizada dia 13/12/2016, das 9h às 11h na praça em frente à Sede do SINDAS/RN.
Após aprovado o indicativo de greve o Sindicato notificará o Gestor e a População sobre a paralisação das atividades dos agentes de saúde, o que só pode ocorrer efetivamente 72h depois, ou seja, a partir do dia 19/12/2016.
Toda essa burocracia tem que ser seguida por causa da Lei de Greve, para não colocarmos o nosso bom direito de greve em risco.
Quando se trata de legalidade não podemos dar brecha, primeiro porque não podemos confiar no judiciário, segundo porque quando se trata de servidores públicos o Prefeito de Natal humilha e faz de tudo para prejudicar.
Se por ventura até o dia 13/12/2016 ou na pior das hipóteses até o dia 19/12/2016, o pagamento sair, ou conseguirmos a liminar na justiça, assegurando o pagamento de imediato, automaticamente a greve dos agentes estará prejudicada.

ATÉ ENTRAR EM GREVE COMO PROCEDER
Estamos disponibilizando abaixo, um formulário para documentar junto às chefias de campo, o porquê da IMPOSSIBILIDADE do ACE ou ACS trabalhar total ou parcialmente.
Pedimos a cada um que use do bom senso na hora de usar esse formulário, porque nem todos podem se utilizar do critério de falta de auxílios transporte e alimentação, para não trabalharem, pois muitos moram e trabalharem perto de casa ou estão sendo levados pelas vans do Vigia Dengue.
Orientamos que aqueles agentes que já estão tirando dinheiro do bolso para trabalharem, com medo de levar falta, que negociem com seu Chefe imediato, a possibilidade de fazer um horário ocorrido ou trabalhar só um torno, assim se minimizarão os prejuízos para ambos os lados.

Alertamos que o SINDAS não pode decidir que trabalhem um horário corrido ou não trabalhem, porque não somos a GESTÃO e nem tampouco seremos os responsabilizados administrativamente por alguma falta. Qualquer responsabilização da parte dessa Gestão desumana e covarde recairá sobre o servidor e não sobre o Sindicato.
ATENÇÃO: Os formulários ABIXO são meramente para documentar as impossibilidades extremas, cabendo a Gestão aceitar ou não, o que em outros momentos não houve problema, a Gestão usou do bom senso.
 COMO FAZER GREVE SE TAMBÉM TEREMOS GASTOS COM TRANSPORTE?

Infelizmente se viermos a deflagrar uma greve teremos que administrar as atividades grevistas, pois não se faz greve em casa e nem muito menos cumprindo expediente nas unidades ou pontos de apoio – PA, por ficar próximos de casa.
Muitos ao tomarem conhecimento desses encaminhamentos já fizeram o seguinte questionamento ao Sindicato:
“se não temos transporte e alimentação para trabalhar, também não teremos para se deslocar para as greves”.
Por essas e outras razões, estamos tomando outras medidas, pois se a categoria não suporta essas despesas o Sindicato também não.
As maiores receitas do SINDAS são as de Parnamirim e Natal, consequentemente se a categoria não recebe salário o Sindicato não tem dinheiro das mensalidades.  Para piorar, propositalmente todas as cidades do interior estão atrasando os repasses dos filiados.
COMO TIRAR O FORMULÁRIO
Clique com mouse direito, exibir em outra aba ou guia, amplie a imagem, salve e depois imprima o arquivo que está eu JPEG. Não imprimir de face ou wats, porque a imagem fica destorcida pela perda de resolução. 


 FORMULÁRIO PARA ACE
FORMULÁRIO PARA ACS

Nenhum comentário: