14 abril 2011

Comitê Intersetorial da Dengue debate ações de combate ao Aedes Aegypt

Integrar as ações das principais pastas da Prefeitura do Natal no combate à dengue. É esse o objetivo do Comitê Intersetorial da Dengue, que se reuniu na tarde desta quarta-feira (13), no auditório da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde). A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, participou da reunião e determinou aos representantes dos órgãos municipais envolvidos no combate à dengue empenho total nas ações a serem empreendidas.

“O combate ao Aedes Aegypt não pode ficar restrito às ações da saúde, principalmente porque de 2010 para 2011 ocorreu um aumento de até 400% de incidência da dengue em nossa cidade. Por isso a necessidade de envolver outros órgãos de nossa gestão”, afirmou a prefeita Micarla de Sousa.

A chefe do executivo municipal natalense disse ainda que as ações do comitê envolverão atividades de educação ambiental nas escolas municipais, nos prédios públicos, nas comunidades, nos cemitérios, com medidas preventivas para evitar e acabar com focos de dengue.

A secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da SMS, que participa do Comitê, Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira, informou que a população, a qualquer necessidade, deve ligar para o disque dengue (0800 4031), em funcionamento 24 horas por dia. “Através deste número a população tira dúvidas sobre onde fazer exames, quais os principais sintomas da doença, como se prevenir”, informou a adjunta Maria do Perpétuo.

Já a chefe do Departamento de Vigilância à Saúde, da SMS, Maria Cristiana da Silva Couto, informou que só este ano em Natal já foram confirmados 1708 incidências de dengue clássica. “Em relação à dengue hemorrágica, dos 105 casos notificados, 25 foram confirmados”, disse Cristiana Couto, mostrando ainda o relatório que apresenta os bairros de Mãe Luiza, Bom Pastor e Quintas, nas zonas Leste e Oeste, Pajuçara, na zona Norte e Lagoa Nova e Candelária, na zona Sul, como os lugares de maior incidência da dengue na capital potiguar.

“Uma das medidas que serão tomadas a partir de agora é aplicação da lei, recentemente aprovada pela Câmara Municipal do Natal, que multa proprietários de terrenos e imóveis fechados que estejam com focos de dengue”, afirmou a prefeita Micarla de Sousa.

Participaram da reunião os seguintes órgãos do executivo municipal natalense que integram o Comitê Intersetorial de Combate à Dengue: Gabinete Civil (Segap), Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban), Secretarias Municipais de Educação (SME), de Saúde (SMS), de Serviços Urbanos (Semsur), do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), de Relações Institucionais e Governança Solidária (Serig), de Tributação (Semut), de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e de Mobilidade Urbana (Semob).

Nenhum comentário: