19 abril 2011

PREFEITURA TENTA DE TODAS AS FORMAS CONVENCER A OPINIÃO PÚBLICA


Agentes de saúde e de endemias são valorizados pela Prefeitura do Natal
Data de publicação: 18/04/2011 18:03

“Os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde de Natal, ainda continuam sendo os que têm um dos melhores salários da categoria em todo o Brasil”, disse a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), Cristiana Souto. Os ganhos reais da categoria foram alcançados durante a atual gestão da prefeita do Natal, Micarla de Sousa, passando de um salário base de R$ 450,00 em 2008, para R$ 950,00 atuais, representando um aumento de pelo menos 60% nos vencimentos.
A diretora Cristiana Souto informa ainda que o aumento de salário não foi o único ganho real dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde de Natal. “Eles também passaram do regime de CLT para o de Estatutário". Com a mudança, estes profissionais também passaram a receber as vantagens inerentes aos estatutários, como licença prêmio, quinquênio, entre outras, além dos benefícios do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos funcionários públicos natalenses.
Este status diferenciado da categoria faz parte da política de valorização do funcionalismo público pela Prefeitura do Natal, que mais qualificados e com bons salários, passam a prestar melhores serviços para o usuário e cidadão da capital. Ainda segundo Cristiana Souto, com o PCCV foram beneficiados 1.106 agentes, tanto de endemias como de saúde. Destes, 450 são agentes de endemias, que atuam diretamente nas ruas, no combate e prevenção da dengue.
TENHO ALGUMAS OBSERVAÇÕES A FAZER EM RELAÇÃO A ESSA MATÉRIA:
Conhecendo a profissional Cristiana Solto como conheço e, antes de repudiar publicamente às palavras ditas supostamente por ela, entrei em contato com a mesma e ao reclamar do conteúdo da publicação, fui surpreendido, pois a mesma me informou que todo o conteúdo da matéria não foi dito por ela, que passou para Assessoria de Comunicação da Prefeitura apenas dados técnicos, o que é sua obrigação, tais como: Número de agentes, época do reajuste, o que a categoria terá como estatutários e o valor dos vencimentos totais.
Os agentes não recebem quinquênio, não tem licença prêmio e sequer estão recebendo 1/3 de férias e pelo visto terão que lutar muito para receber os benefícios dos estatutários, mesmo sendo regidos pelo Estatuto dos Servidores a partir de dezembro de 2010.
Diante de tais esclarecimentos e tendo em vista dados que não coincidem com a realidade de 2008, cheguei a seguinte conclusão: “o desespero toma conta da prefeitura , pois sem os agentes de endemias efetivos não pode colocar empresa privada no combate a dengue”.

Nenhum comentário: