14 abril 2011

GREVE DOS AGENTES DE ENDEMIAS DE NATAL


ESSA NOTA É OFICIAL E ESTÁ AUTORIZADA PELA DIREÇÃO DO SINDAS


NOTA A IMPRENSA

O Sindicato dos Agentes de Saúde há mais de um ano vem alertando a Prefeitura de Natal quanto ao número insuficiente de agentes de endemias e as deficiências no Programa Municipal de Controle do Dengue – PMCD, tais como: Falta de vales-transporte, falta de viaturas para dar suporte aos agentes de endemias no campo, falta de treinamento dos ACE entre outras dificuldades.
A categoria depois de muita negociação e sem resultados concretos tirou em assembléia o indicativo de greve e como condição para aumentar a carga - horária propôs que fosse concedida aos agentes de endemias e comunitários uma gratificação de apenas R$ 375,00 e vale-alimentação em dinheiro para todos em campo.
Na tarde de ontem o SINDAS-RN foi surpreendido na sede da entidade com a visita do Tenente-Coronel Rafael Paixão do Corpo de Bombeiros – RJ que, segundo ele teria sido indicado pelo Secretário Municipal de Saúde para conversar com SINDAS. Na oportunidade o Tenente deixou claro que a prefeitura pretende adotar um modelo usado no Rio de Janeiro, ou seja, colocar uma Organização Social para contratar 150 agentes temporários e administrar o programa dengue durante a epidemia.
Ao perceber do que se tratava o SINDAS não concordou com a idéia e vem de público repudiar e denunciar o que está prestes a acontecer em Natal. Semelhante ao que aconteceu com as UPAS e com as Unidades Básicas de Saúde. Essa OS terá em mãos muito dinheiro público para usar sem licitação e somente durante o período de epidemia e, jamais poderemos concordar com esse absurdo.
Como é que antes o Secretário de Saúde foi a público várias vezes dizer que tinha agentes de endemias suficientes, que não faltava condições de trabalho e que o problema da epidemia de dengue era os agentes que só trabalharem 6 horas corridas, e agora, declara que vai ser necessária a contratação de mais 150 agentes, treinamento para 320 agentes existentes no campo e uma Organização Social para gerenciar o programa. Essa OS se beneficiará com dinheiro público e será usada para confundir a opinião pública, e pior, oferecendo temporariamente aos agentes: vans climatizadas, helicóptero, gratificação de R$ 686,00, vale-refeição e muito mais.
E depois? Como fica a saúde da população sem agentes suficientes e sem dinheiro para investir no programa dengue e com os agentes efetivos? Como é que antes não tinha condições de conceder as vantagens aos agentes de endemias efetivos e agora se achou a saída.
Em virtude do que está prestes a acontecer e pelo sindicato não ter sido recebido por Thiago Trindade para finalizar a negociação, a categoria resolveu deflagrar a greve a partir desta segunda feira 18/04/2011 com ato em frente à prefeitura pela manhã.    

Nenhum comentário: