20 abril 2011

MATÉRIA DA TRIBUNA DO NORTE

Ricardo Araújo – repórter

O que seria um plano emergencial para combater o avanço dos casos da dengue em Natal, está se tornando um duelo que afeta negativamente o combate à dengue. Durante os três dias úteis desta semana, nenhum teve todos os 320 agentes em campo. A partir de hoje, com o feriadão, mais um hiato no combate. O infectologista Hênio Lacerda, afirma que cada dia a menos no combate à dengue significa que mais pessoas poderão se infectar. Os funcionários terceirizados que irão atuar no campo, iniciaram ontem pela manhã o treinamento. Até a próxima semana, porém, nenhum deles estará no front da guerra contra a doença.

Central de Hidratação continua com pouca movimentação

Foto: Alex Régis
Em Mãe Luiza, um surto epidêmico foi identificado há mais de uma semana e pouco tem sido feito para, no mínimo, controla-lo. Para Hênio Lacerda, as ações do Município não estão tendo nenhum impacto. “Nós continuamos recebendo pacientes no Giselda Trigueiro. Não consigo identificar onde as medidas adotadas pelo Município estão acontecendo”, disse.
O infectologista consultor da prefeitura, Luiz Alberto Marinho, compartilha um pensamento similar ao de Lacerda. Marinho afirmou que o atraso nas ações de combate é um grande prejuízo para a população. “Este trabalho deveria estar sendo feito desde o ano passado. As medidas devem ser perenes. Em 2009 reduzimos significativamente os índices de contágio”.
A Sociedade de Infectologia do Rio Grande do Norte, irá realizar uma reunião na próxima semana para avaliar o atendimento do Centro de Hidratação. “Espero discutir o plano montado pelo ITCI para combater a doença e tratar os pacientes infectados”, disse Hênio Lacerda.
Além do combate em Natal ser alvo de discussões entre especialistas em infectologia, o atendimento no Centro de Hidratação já se tornou alvo do Ministério Público. A promotora da Saúde, Kalina Filgueira, solicitou que relatórios sejam encaminhados semanalmente para análise. O diretor executivo do Instituto, Ricardo Oliveira, havia declarado que o Centro funcionaria como uma unidade de referência, o que foi rebatido pela promotora alegando que a unidade deve funcionar de portas abertas.
Os agentes de saúde do Município defendem a incorporação de gratificações ao salário e afirmam que não irão treinar nenhum agente contratado pelo Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração Social (ITCI) até que o secretário municipal de Saúde, Thiago Trindade, sinalize que as reivindicações serão atendidas permanentemente.
De acordo com o membro do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Júnior, é mais barato combater o mosquito no período correto do que equipar hospitais e postos de atendimento. A prefeitura está fornecendo todos os medicamentos utilizados no Centro. Os mesmos que, há seis meses, estão em falta nos postos de saúde municipais.

Agentes anunciam indicativo de greve
Em mais uma tentativa de convencer os agentes municipais a recuar, gestores do ITCI realizaram uma reunião ontem pela manhã no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), na Cidade da Esperança. Nenhum representante oficial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve presente. Mais um dia de trabalho “perdido”. Mais uma semana sem o efetivo total de agentes nas ruas.
No início da reunião, enquanto o secretário do Sindicato dos Agentes de Saúde (Sindas) concedia entrevistas dentro do auditório do Cemure, o funcionário do ITCI, Marcos Crispim, solicitou a saída dos repórteres e afirmou que nada tinha a declarar à imprensa. “Não estou aqui para discutir questões administrativas”, disse. A equipe da TRIBUNA DO NORTE chegou a sair do local mas voltou em menos de cinco minutos e constatou as contradições entre os discursos dos próprios funcionários do Instituto. O combate ao mosquito da dengue em Natal se transformou num imbróglio.
Os argumentos utilizados por Marcos Crispim para convencer os agentes a aderir às ações coordenadas pelo ITCI passaram pelo o que seria oferecido até uma tentativa de inflar os egos dos profissionais do Município. “Nós vamos oferecer- já que a Secretaria (Saúde) não dispõe - todo o material: uniforme, mochila, fita métrica, botas. Vamos dar R$ 10 para almoço. Não é gratificação. Entenderam?”, indagou.
Num outro momento da discussão, Crispim elogiou os agentes locais e reafirmou de que não haveria treinamento algum dado pelo Instituto. “Vocês já são treinados, são capacitados. O que nós vamos fazer é apresentar palestras. Ninguém (referindo-se ao ITCI) está aqui para capacitar ninguém (referindo-se aos agentes). Nós viemos aqui para aprender”, ressaltou. As palavras ditas por ele põem em xeque o discurso do diretor executivo do ITCI, Ricardo Oliveira, e do secretário municipal de Saúde, Thiago Trindade. Ambos disseram o oposto do que foi defendido por Crispim.

Também na manhã de ontem, o ITCI iniciou o treinamento dos 150 agentes contratados. De acordo com o secretário municipal de Comunicação Social, Jean Valério, o procedimento se estenderia pelo feriado e final de semana. A informação, porém, foi rebatida por uma das selecionadas para trabalhar no Instituto como agente. Garantido o sigilo de identidade, ela disse que somente uma palestra foi realizada e que só na próxima segunda-feira o treinamento será retomado.
O resultado negativo da reunião, de acordo com os agentes, já era esperado. “Os técnicos do ITCI mostraram que não conhecem nada sobre o combate ao dengue. Não vamos treinar ninguém até que o secretário atenda nossas reivindicações”, afirmou o secretário do Sindas, Michael Borges. Thiago Trindade está na Europa e nenhum dos seus assessores atendeu às chamadas ontem.
Projeto foi totalmente copiado do Rio de Janeiro
“Olá, bem-vindo ao site Rio contra a dengue.” A frase pode confundir um internauta que acessar o portal www.natalcontradengue. com.br. Ela é dita pela médica Sônia Maria Zagne, que explicou à população carioca os métodos de prevenção e tratamento da doença. O mesmo vídeo, sem nenhuma adaptação à realidade natalense, foi publicado no site da campanha “Natal contra a dengue”.
Todos os vídeos postados no site que segundo os diretores do ITCI teria sido desenvolvido exclusivamente para a campanha contra a dengue em Natal, foram extraídos de um já existente endereço eletrônico: www.riocontradengue.com.br .

Além dos vídeos, a própria estrutura do site natalense remete à ideia utilizada no Rio de Janeiro. Os conteúdos dos informativos contidos nos links dos sites são basicamente os mesmos, mudando apenas algumas nomenclaturas.
Na aba “Grupo Técnico” do endereço natalense não há, porém, a descrição do processo que culminou com o lançamento da campanha, diferente do portal carioca. Lá, foi desenvolvido o Grupo Técnico de Discussão Periódica da Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro (GT). Em Natal, somente dias depois do decreto de estado de emergência, a prefeitura criou um comitê intersetorial para discutir o tema. As ações deste grupo até hoje não foram divulgadas.

Nenhum comentário: