05 maio 2011

AGENTES DA ITCI NÃO ESTÃO TREINADOS, DENUNCIA BLOG



Uma denúncia gravíssima foi feita ontem (2), por ocasião da Audiência Pública que questionou o modelo e a justificativa da contratação do ITCI pela prefeitura do Natal.

Trata-se das condições técnicas dos 150 agentes de endemias contratados pelo Instituto para atuar na capital no combate ao mosquito da dengue.

Segundo Cosmo Mariz, secretário do SINDAS/RN, um agente dever ir a campo munido de um equipamento simples e, ao mesmo tempo, fundamental, para a correta aplicação do veneno na água potável das residências. Trata-se de uma trena.

Com esta trena o agente faz a medição da caixa d’água (profundidade, largura, comprimento) para mensurar a proporção ideal do veneno a ser aplicado na água que irá ser consumida pelos moradores da residência visitada. Se esse veneno for aplicado na quantidade errada ocorrerá um envenenamento nas pessoas que consumirem a água. O veneno aplicado nessa água é de grau toxicológico 4, portanto, mortal se aplicado em doses erradas.
O que os agentes do ITCI têm em mãos para trabalhar nas visitas domiciliares é uma FITA MÉTRICA. Acreditem, são aquelas fitas métricas de costureira. Então, como um agente pode medir profundidade, largura e comprimento de uma caixa d’água com a precisão necessária para a aplicação de um veneno com uma fita métrica?

Essa negligência é criminosa.
A Diretora do departamento de vigilância em Saúde da SMS, Cristina Souto, admitiu a falta de condições do agente do ITCI em manusear este veneno e afirmou que eles não iram aplicá-lo. Ou seja, os agentes visitarão as residências e, uma vez detectado foco de dengue na caixa d’água eles simplesmente nada farão. Então pra que servem esses agentes do ITCI, se não estão aptos a combater a dengue?
Esse parece ser o comprometimento da atual gestão com a saúde do natalense.
PREFEITURA DO NATAL. TRABALHO AQUI, TRABALHO AGORA???       FONTE: http://www.kallynakelly.com.br/


Nenhum comentário: